Litoral paulista, Ubatuba e Maresias: muito surf e praias de tirar o fôlego.

16 de outubro de 2018 2 Comentários

A fama de boas ondas das praias do litoral paulista foi nos despertando a vontade de conhecer a região. Não é a toa que Ubatuba é considerada a Capital do Surf (e você verá isso estampado em vários lugares da cidade). Um tempinho pesquisando sobre as praias e decidimos fazer a viagem em 11 dias: 6 em Ubatuba e 5 em Maresias. Certamente essa trip foi inesquecível, tanto pelos muitos dias de surf, quanto pela natureza exuberante dos locais que visitamos!

A chegada…

Chegamos pelo aeroporto de Congonhas, alugamos um carro e pegamos a estrada para Ubatuba. Com calma, a viagem dura em torno de 3:30, distância de 234km (indo por Taubaté). Se você tiver opção, escolha chegar por Guarulhos, pois o trajeto é mais curto. A estrada no geral é boa, com postos bem estruturados e em boa parte do caminho a via é duplicada com várias faixas. Passamos por três pedágios, pagando em média R$3,50 cada. O que nos pegou de surpresa foi descida da serra no final do percurso. Estradinha estreita, íngreme e perigosa, além da neblina que atrapalhou bastante. Fomos à noite porque não sabíamos o quanto seria punk, mas não aconselhamos.

Vista de UbatubaA cidade de Ubatuba é relativamente grande, voltada ao turismo, com muitas opções de restaurantes, bares e supermercados. Andamos bastante a pé com as crianças, com bolsas, câmera e nos sentimos bem seguros. A quem perguntamos nos foi dito ser bem tranquila nesse aspecto, mas é bom não descuidar de mochilas e outros objetos, principalmente à noite. Por falar na noite, ela é bem movimentada, em especial nos fins de semana e feriados quando tem vários barzinhos legais funcionando por toda orla. A rua Guarani, próxima ao aquário, concentra lojas, sorveterias, cafés, cervejarias, diversos tipos de estabelecimentos, ideal para um passeio noturno.

Mas com certeza, o que mais nos deixou animados em Ubatuba foi a diversidade da beleza natural, que conta com praias, ilhas, montanhas e cachoeiras e tudo rodeado de Mata Atlântica. Fomos em setembro, o tempo estava bom, com poucas chuvas, então deu para aproveitar bem. Mas ainda pegamos alguns dias bem nublados e um pouco de frio à noite (por sermos do nordeste também qualquer friozinho já estranhamos 😀 )

Ficamos seis dias na cidade e deu para conhecer bastante coisa. A escolha de ficar com o carro alugado todos os dias foi acertada, pois as praias são distantes umas das outras e com o carro ficamos com mais liberdade. Visitamos alguns lugares maravilhosos e vamos contar um pouco de cada um aqui para vocês:

Praia grande

Ficamos hospedados na Praia Grande, região super movimentada e bem estruturada. A praia tem boa faixa de areia com diversas barracas de praia e vendedores ambulantes. O mar é forte e em alguns locais tem placas de correnteza, portanto é bom ficar de olho nas crianças. A orla é repleta de bares que funcionam durante o dia, ciclovia e espaço para caminhada. Durante o feriadão (07/09) estava ainda mais lotada, bom para quem quer agito, mas quem quer calmaria melhor evitar os feriados prolongados.

Surf

Optamos por ficar lá pois da região central é a praia que tem mais surf. O pico é bem extenso, tem cerca de 2km no total e ondas por toda a praia. Há uma certa concentração do crowd no canto esquerdo (chamado de Baguari), mas mesmo no feriado deu para surfar tranquilo. As ondas são gordas e longas, abrem para os dois lados e quebram longe da beira. Para quem está iniciando no surf é o melhor lugar.

Praia Grande, Ubatuba, vista do calçadão

Praia Vermelha do Norte

No primeiro dia fomos conhecer a praia Vermelha do Norte, que como o nome já diz fica ao norte da cidade, cerca de 15 min. de carro. A praia fica à beira da BR, então é bem fácil de achar e também é tranquilo de estacionar. Tem estrutura de bares, chuveiro, um gramado com sombra onde dá para se sentar, curtir o visual e admirar o surf, que é bem presente no local.

Praia Vermelha do Norte, Ubatuba, vista de cima.
Praia Vermelha do Norte vista de cima.

Surf

Próximo à praia o terreno é bem declinado, as ondas quebram mais na beira e são mais rápidas e cavadas do que na Praia Grande. Rola onda por toda extensão do pico, assim o crowd fica espalhado não sendo muito um problema.

Praia do Félix

A Praia do Félix foi a mais distante que fomos no litoral Norte de Ubatuba, cerca de 35 min. de carro. Fica depois da praia de Itamambuca. A entrada é feita pela BR 101, ao lado do posto da Polícia Rodoviária Federal. Lá é um condomínio de casas, então tivemos que pagar para estacionar, R$12 e dá direito ao dia inteiro.

O lugar é fantástico! Entramos no meio de uma floresta, com árvores enormes, e de repente estamos na praia. À beira mar encontramos sombra para nos abrigar tranquilamente, também tem estrutura de guarda sóis para aluguel e barracas vendendo bebidas e comida. O lado direito da praia é mais calmo e melhor para banho, onde fica concentrada a maior parte das pessoas. Já no lado esquerdo o mar é mais agitado, ideal para quem quer surfar.

Surf

O canto da pedra é o lugar mais disputado, é lá que rolam as melhores ondas. Esquerdas rápidas e tubulares proporcionam um surf mais agressivo. Como o pico é pequeno, a depender do dia o crowd pode ser bem intenso. Ouvimos dizer que há bastante localismo, mas não tivemos problemas.

Itamambuca

Itamambuca foi eleita uma das nossas praias preferidas em Ubatuba. Também fica no litoral norte, com entrada pela BR 101, a maioria das praias são bem sinalizadas e fáceis de encontrar. Para chegar passamos por uma vila linda, com ruas numeradas, à esquerda da rua de entrada ficam os números pares e a direita os números ímpares. Nossa dica para quem vai com criança é entrar na rua 30, que dá acesso à praia e de quebra a um riozinho de águas rasas que é uma delícia para as crianças brincarem tranquilas. A vila possui restaurantes e algumas lojinhas, mas a beira mar não tem estrutura nenhuma de bares ou banheiros.

Surf

O surf na Itamambuca é um dos mais famosos da região, uma vasta extensão de ondas que quebram  bem de dentro com formação perfeita. O canto direito é onde a maior parte dos surfistas fica, mas tem onda para todo mundo.

Domingas dias

Domingas Dias fica no litoral Sul, depois do Saco da Ribeira, que é o porto de onde saem alguns barcos de passeios e pesqueiros. O acesso é feito pelo condomínio Pedra verde e depois pelo condomínio Domingas Dias. A praia é pequena, pouco frequentada, não tem estrutura de barracas ou guarda sóis. O mar é tranquilo e rasinho, as crianças amaram. Só não é perfeita porque não tem surf 🙂 .

Sununga

Praia do litoral Sul, o acesso é feito por ruas de barro. Fica ao lado da praia do Lázaro. É uma praia de tombo com mar muito agitado ondas na beira, o que a deixa bem perigosa para banho, mas um paraíso para a prática do skimboard. Diversas placas informam sobre o risco de afogamento. Do lado esquerdo da praia tem a Gruta que chora, uma gruta que goteja constantemente água das paredes de pedra, é lindo, vale a pena uma passada rápida para conhecer.

Gruta que chora, sununga, Ubatuba
Gruta que chora

Praia da Fortaleza

Também é uma praia do litoral sul, mais distante do centro, cerca de 20km dos quais 7 deles são em uma estrada secundária de serra, com a estrada bem estreita, então tem que ir sem pressa. Ao chegar, são poucos os locais para estacionar na rua, mas há estacionamentos pagos que os valores variam entre 10 e 20 reais. Existem alguns bares a beira mar, mas não muitos.

O mar é calminho, ótimo para as crianças. Praia super limpa, como a maioria que visitamos, e nas pedras do canto direito, na maré seca, formam piscininhas naturais com águas cristalinas e muitos peixinhos. Infelizmente, quando chegamos a maré já estava cheia e não conseguimos desfrutar delas. Então se liguem na tábua da maré quando forem para poder aproveitar, vale a pena!

Aquário de Ubatuba

O aquário fica no centro da cidade, não é muito grande, mas tem uma variedade legal de animais aquáticos como tubarão, tartaruga, pinguins, cavalo marinho, peixinhos de várias espécies, dentre outros. Possui um espaço de interação para a criançada, um café e uma lojinha.

O espaço é aberto todos os dias. Durante a semana abre às 10h e fecha às 20h, já nos fins de semana e feriados fecha às 22h. Os ingressos custam R$28 para adultos, crianças de até 03 anos, estudantes de 3 a 17 anos e idosos pagam meia entrada. Eles fazem alguns pacotes para família, que dão desconto nesses valores. Achamos um pouco salgado o preço, mas vale a pena visitar pelo menos uma vez, principalmente para quem está com criança.

Cachoeiras

Cachoeira UbatubaNós deixamos para ir às cachoeiras no último dia em Ubatuba, pois como íamos seguir viagem para Maresias, aproveitamos pois era no caminho. A entrada para estas cachoeiras fica em Maranduba, no litoral sul de Ubatuba. O acesso é rápido e não é difícil, boa parte de estrada asfaltada e vira rua de barro já pertinho das cachoeiras.

Conhecemos a cachoeira da Renata e Poço Verde, que ficam próximas uma da outra. Tem muitas outras por perto, infelizmente neste dia nosso pequeno não estava se sentindo bem então nos contentamos com as duas. Ambas não têm grandes quedas d’água e as trilhas são tranquilas para ir com criança, a da Renata tem um espaço ótimo para banho. Lá existem estacionamentos pagos com banheiro e chuveirão, custam por volta de R$10 e os donos dão instruções sobre como chegar às cachoeiras.

Uma dica legal para quem está disposto a caminhar e passar o dia no local é ir na Pousada das cachoeiras, lá paga-se R$20 o day use, que dá direito a um guia para conhecer 9 cachoeiras do local, além da estrutura de banheiros, restaurante e piscina.

Maresias

Restaurante Terral, Maresias
Restaurante Terral, recomendamos.

Após 6 dias em Ubatuba, seguimos viagem para Maresias, onde passamos mais 5 dias. A estrada de Ubatuba para Maresias é muito boa (cerca de 99km), porém com bastante curvas, subidas e descidas (serras). Maresias pertence à cidade de São Sebastião, é um lugar cheio de condomínios e casas de veraneios, tem supermercados, bares e restaurantes bem legais. Achamos o preços dos lugares um pouco mais caros que Ubatuba, mas procurando direitinho dá para achar alguns mais em conta. Os maiores atrativos do lugar são o Surf e a noite badalada. Nos fins de semana e feriados os bares e restaurantes ficam bem cheios e o movimento rola noite adentro.

O acesso à praia é feito por pequenas ruas numeradas entre as casas e condomínios. Não há muita estrutura de bares à beira mar, então geralmente os condomínios e pousadas fornecem cadeira e guarda sol para levar à praia e curtir o dia e a galera leva seus isopores. São 5km de muito surf, ondas perfeitas e praia de areia branquinha. No canto direito da pedra rola uma sessão mais rápida e tubular. O mar é pesado e nos dias de swell pode ficar bem grande. Por toda a praia há placas indicando o perigo para banhistas, portanto, mais uma vez, olho nas crianças. Nas extremidades da praia há dois riozinhos com águas rasas bem bonitos e cativantes. Apesar disso, ficamos sabendo pelo pessoal local que não é bom tomar banho neles devido ao risco de poluição.

Uma coisa legal para os amantes do surf é que Maresias é a cidade natal campeão mundial Gabriel Medina. Ele tem o Instituto Gabriel Medina, que dá suporte a outros atletas da região oferecendo suporte técnico, aula de idiomas, computação, dentre outras atividades para a comunidade. Se tiverem um tempinho, vale a pena a visita.

Dicas Sol e Sales

• A Gol não cobra taxa extra para pranchas, despacho como bagagem normal (R$ 50 o trecho para bagagem até 23kg, comprar com antecedência).
Ian relaxando no flat em Maresias.
  • Tanto em Ubatuba como em Maresias ficamos em apartamentos alugados em sites como Alugue Temporada e Airbnb. Pesquisamos bastante entre hotéis e pousadas, mas além de ter diárias mais em conta, os apartamentos nos deixa mais à vontade e temos comodidade de poder fazer algumas refeições em casa. Isso é ótimo para quem viaja com crianças e não quer deixar de oferecer uma alimentação mais saudável, sem contar com a economia nas refeições.
  • Leve casacos mesmo quando o destino é a praia, o ventinho frio pode incomodar depois do banho gelado de mar, principalmente para as crianças.
  • Para os surfistas, que vão ficar mais tempo no mar, o neoprene salva muito! Nas praias de Ubatuba e Maresias (assim como em todo litoral paulista) a água do mar é bem gelaaaada. Long john é acessório indispensável na bagagem. Fomos com short john e ainda assim sentimos frio.
  • Para quem pretende alugar carro recomendamos levar um rack móvel (tipo ventosa). Compramos um aqui e foi uma mão na roda para carregar as pranchas.
  • Outra dica é levar as cadeirinhas das crianças como bagagem despachada (levamos as duas numa sacola). Geralmente as locadoras de carro cobram diária por cada cadeirinha instalada. Como fomos passar muitos dias, valeu mais a pena pagar o despacho de bagagem (R$50 por trecho) do que adicionar as cadeirinhas ao aluguel do carro. E caso a criança tenha menos de 2 anos a cadeirinha é despachada gratuitamente.